segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Formosa da Serra Negra

Primeiro Manifesto de Formosa da serra Negra

Demagogia Política ou realmente existe quem represente os interesses do povo de Formosa, do Maranhão, enfim, do Brasil? O que existe no Brasil são políticos profissionais, homens que se candidatam a vereador pensando no futuro, em uma candidatura a prefeito, deputado, senador ou quem sabe a presidente da república.
Em Formosa, isso não seria diferente, há um interesse apenas no status político ou pessoal do prefeito e, em contrapartida, nenhum interesse na administração da cidade. Não precisa morar aqui para logo de cara ao entrar na cidade perceber o desmazelo no local, pois nossa cidade fica dentro de um brejo, sem nenhum saneamento básico, sem nenhuma preocupação sanitária, pela quantidade de mosquitos e insetos concluímos que a saúde do povo está comprometida pela falta de planejamento urbano. Mas isso é bom, para a elite política, políticos, demagogos e corruptos da cidade, pois, a presença de um agente causador de doenças permite que o prefeito solicite maiores valores de dinheiro que supostamente serão destinados à saúde local. Sem analisar qualquer documento digo que a secretaria de saúde é a secretaria que recebe a maior parte da verba municipal e digo mais, é a secretaria mais disputada na cidade, agora me diga pra onde vai este dinheiro se a saúde de Formosa resume-se em empregar maus profissionais, apenas por indicação de parentes e amigos, o único serviço que prestam a população é deslocar de forma indigna e imoral pessoas acidentadas, doentes ou em fase terminal daqui até Imperatriz ou Teresina (PI), espremidas como animais em uma van inadequada e adaptada que, “nem aqui e nem na china”, e só na Formosa é chamada pelo prefeito de Ambulância. E digo mais, se aqui existi algum médico, com certeza ele só está aqui para se candidatar na próxima eleição. E assim vai se sucedendo os prefeitos, e um não costuma ser diferente do outro. É só recordar das administrações anteriores, da urbanização que se resumiu em jogar asfalto na rua de pá, e encher o bolso de empresas que nem sequer apareceram mais ou talvez nem existam ou nunca existiram. 
Os problemas são vários, de todas dimensões e escalas, restando a população a Demagogia Política.
Se toda essa humilhação ao povo já não bastasse, os políticos sempre justificam sua péssima administração com a ausência de um representante da comunidade na assembléia estadual e quando deixam a prefeitura saem com os bolsos fartos, com patrimônios, fazendas espalhadas pelo país e ainda com motivo de se candidatar a outra estância da Administração Publica, "meu povo, nossa cidade precisa de um representante na Assembléia estadual". E adivinha quem ele indica? Ele mesmo. Isso não é uma surpresa, isso é um manual da política brasileira e de Formosa.
Formosa vive um ciclo vicioso de dominação. Basta chegar na cidade em dias de festejos, natal, ou virada de ano, que observaremos muitos jovens que  a primeira vista parecem ser de fora, mas na verdade muitas famílias de Formosa possuem alguém morando fora da cidade, quer dizer, jovens que estão em exílio econômico. Tiveram que sair daqui em busca de melhores oportunidades de vida, pois todo o recurso da cidade não vai aonde realmente se necessita, e quem fica aqui está preso em um mundo corrupto, inoperante e omisso, sem qualquer tipo de informação, apenas esperando que o próximo prefeito seja melhor que o outro. Pobre povo, não sabe que um braço político não tem nada de diferente do outro, a única coisa que eles querem é enriquecer suas famílias e os componentes de sua quadrilha. O povo inocentemente continua movido de esperança e enganado ainda vota.

Será que esses políticos estão realmente preparados, ou servem para representar o povo? Não, acho que não, nem a parte “A” ou a parte “B”. As rivalidades dos braços políticos da cidade de Formosa, no fundo estão num só objetivo, usar a máquina pública para o enriquecimento próprio.
A grande arma, a grande jogada dos políticos foi dividir a cidade em duas posições políticas rivais, uma rivalidade que só existe na cabeça do próprio povo, pois todos os políticos comemoram em suas fazendas ou nas praias de São Luiz os lucros que esse grande negócio gera, enquanto o povo está discutindo inutilmente a política oligárquica e coronelística não percebem que são vítimas de um sistema que funciona como um ciclo. Como um ciclo a política roda, roda e sempre tende a voltar ao mesmo lugar, nunca muda a sua estrutura e sim as pessoas que a compõe. Olhem e observem o que muda, muda a vida do cidadão? Não, mas observem a vida de quem está nesta estrutura, eles sim mudam, vejam aí às fazendas, os carros, os filhos estudando na capital ou fora do estado e até fora do país, tudo bancado à custa do dinheiro público. E quem os elegeu continuam aí, na mesma situação. E tudo isso tende a continuar como um ciclo vicioso, pois o povo inocentemente continua defendendo um lado ou outro, o “A” ou “B”. E quem defende o povo? Os governantes que não, as elites políticas? Não. Os fazendeiros, grileiros latifundiários? Não, estes não. Será que são os pistoleiros, bandidos, golpistas que cercam nossa cidade? Não, claro que não. Nem o próprio povo se auto defende, pois continuam presos em um sistema político vicioso. E então, quem os defenderá? Quem resolverá este problema e acordará as massas, quem dirá ao povo que eles precisam levantar e assumir seu papel histórico, que é tomar o controle dos meios de transformação social.
 Para este questionamento só existe uma resposta. Quem tem condição de tentar reverter este abandono é a Juventude de Formosa, esta mesma juventude que está comprometida pela alienação, vícios, festas, bebidas e outros males deste sistema decadente.
Esta juventude não é capaz de identificar as causas deste modelo político da cidade. Por isso, antes dela assumir seu papel, um grupo de jovens, uma vanguarda jovem de novas mentes, jovens intelectuais que não temem senhores, chefes ou autoridade, jovens estes que não sei como serão chamados, se de visionários, de idealistas ou revolucionários, só sei que trarão uma nova saída para este povo. Seus discursos serão recheados de palavras como: esperança, transformação e justiça. Não mais deveres sem direitos, não mais direitos sem deveres. Esta juventude vanguarda deverá acordar toda juventude e as massas, para juntos escreverem uma nova história para este povo.
Os jovens de Formosa têm a frente uma longa batalha, que é derrubar os hipócritas que se apoderaram do estado e devolver o poder ao povo. Pois o poder emana do povo, o povo é o poder e o poder é o povo, pois o poder só diz respeito ao povo. A juventude levara o povo a buscar o que é seu por direito.

TODO PODER AO POVO!

Um comentário:

  1. Aos pouco a educação e o conhecimento está chegando ao povo do Maranhão, conciencia politica também é um grande avanço em nosso Estado assim a nossa Juventude de formosa da Serra Negra também passa a desfrutar desses avanços. Este blog entre outros avanços significa que nossa juventude não é boba e quer seus direitos garantidos. Esse texto é o perfil de nossa realidade.. que em breve ira mudar pois os jovens estão se unindo e assim iraão fazer a diferença!!!!

    ResponderExcluir